sábado, 19 de março de 2011

Google cria serviço de pagamento por telemóvel



A Google vai iniciar testes de um novo serviço de pagamento através de telemóvel em lojas e supermercados de Nova Iorque e San Francisco. A novidade permitirá que os clientes usem o telefone para pagar compras através de um sistema de cobrança instalado, a cargo da companhia do servidor, que administrará os registos de pagamento a partir de telemóveis. Os primeiros testes começam daqui quatro meses, segundo o site da Bloomberg.

Os telefones deverão estar equipados com a tecnologia de comunicação inalâmbrica de curta distância e alta frequência (NFC - Near Field Communication), que permitirá o intercâmbio de dados, entre dispositivos, a menos de dez centímetros.

Caso este projecto seja bem-sucedido, a Google irá alarga-lo para outras cidades e lojas. Entretanto, ainda não existem muitos equipamentos que dispõem desta tecnologia – apenas se registando o Nexus S, da Samsung e da Google. A Nokia e a RIM estão a preparar modelos que já a incorporam. Mas a Apple, por exemplo, mantém a resistência e o próximo iPhone sairá sem NFC.

Este sistema será uma alternativa a cartões de crédito ou multibanco e dinheiro, já que bastará aproximar o telemóvel da caixa registadora, combinando informação bancária do utilizador, cartões de oferta, de fidelidade e cupões, num único chip NFC.

A Google já está na vanguarda dos telefones inteligentes, graças ao sistema operativo Android e agora irá competir com sectores como o PayPal do eBay. Embora alguns dispositivos já integrem esta tecnologia NFC, o último iPhone da Apple ainda não tem avanços neste campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário